sexta-feira, 8 de julho de 2011

Plano de aula com relato

PLANO DE AULA

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Instituto Estadual Nossa Senhora do Carmo

DOCENTE: Eliana Teresinha de Vargas Martins

TURMA: 6ª SÉRIE (62) sala 09

TEMA:

Pop Arte como proposta de situação de aprendizagem no contexto contemporâneo

JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista as características da turma (diversidade, conflito e agitação) observadas, e a partir das contribuições que este curso vem proporcionando, pensei em trabalhar a Pop Arte, pois para uma turma de 7º ano (6ª série) do Instituto Estadual Nossa Senhora do Carmo, com idade entre 11 e 15 anos com 39 alunos, terei como objetivos aproximá-los da arte; motivá-los e construir conhecimento. Eles precisam saber que eles podem!

OBJETIVOS:

Apresentar algumas obras da artista Andy Warhol ( EUA), Wesley Duke Lee (Br).

Apreciação e leitura das imagens para a formação do conhecimento;

Aproximar a arte contemporânea dos alunos através dos vídeos disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=CjRvDLJtAKQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=qcZseTObbFU

Proporcionar experiências significativas em arte a partir da sensibilidade e da contextualização;

Despertar a criatividade demonstrada a partir de releituras, valorizando-as;

Incentivar os alunos a desenhar, pintar e colar utilizando materiais alternativos (reaproveitamento de diversos tipos de materiais).

Desenvolver o conceito de composição e da importância da divulgação dos trabalhos.

DESENVOLVIMENTO:

1ª aula de 50’: Apresentar aos alunos as obras dos artistas Andy Warhol e Wesley Duke Lee, conversar um pouco sobre o seu processo criativo, sobre os materiais que utilizavam e o significado que atribuíam a arte pop como bem como o período de 1964, no Brasil, período da Ditadura Militar, possibilitando ao aluno o envolvimento na arte participativa ao convidar o “observador” a “brincar”, produzir, manipulando, dialogando e descobrindo possibilidades de linguagens, signos e formas, para os trabalhos. Explicar a origem inglesa da Pop Art, e que muitos outros artistas fizeram parte deste movimento.

2ª aula de 110’: Apresentação do vídeo documentário e debate sobre o contexto da Pop Art; Discussão sobre a produção da próxima aula e material necessário.

3ª aula 110’Com material reciclado e reciclável com todos os tipos de papéis, botões, lã, algodão, revistas, jornais, grãos, fitas, plásticos, solicitados previamente, organizados em grupos para que possam discutir possibilidades. Distribuir papel pardo de boa qualidade, no tamanho desejado pelos alunos para a produção.

Após a conclusão dos trabalhos faremos um seminário onde falaremos um pouco do seu processo criativo e se os objetivos foram alcançados.

Fotografaremos os resultados e com a autorização das imagens publicaremos a s fotos no blog dos agentes jovens da escola para a confecção de um livro das obras produzidas que serão expostos na feira do livro da escola. (Trabalhos posteriores construídos serão aceitos após combinação com o professor titular para a conclusão do livro, servindo também como valorização da produção dos alunos).

AVALIAÇÃO: É importante observar e acompanhar:

* o envolvimento dos alunos nas propostas individual e coletiva, (e para isso eles devem estar cientes);

* construir propondo a troca de experiências, de materiais, o debate e a produção;

* a auto avaliação como instrumentos de avaliação da prática artística, o professor deve fazer intervenções quando necessário, se necessário;

* será observando todo o processo de criação e finalização dos trabalhos;

*Será considerado satisfatório o cumprimento dos itens mencionados, caso algum aluno tenha um desempenho mais lento o grupo o auxilia neste resgate.

Referências:

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=13437

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=959

HERNANDEZ, Fernando. A Avaliação na Educação Artística- capítulo 7, disponível no ambiente.

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e construção de conhecimento na criança. Porto Alegre, Artmed, 1996, disponível no ambiente.

Relato:

Foram momentos bastante significativos, pois entrei na sala de aula como se fosse a primeira vez, sabia que tinha um desafio, pois a turma tem características bem distintas. Mas talvez isso me encorajasse. O fato de propor algo onde eles se sentissem parte, e pudessem construir. No momento em que começamos a conversar, havia se encerrado a aula de ciências e foi a partir daí que comecei a elogiar seus trabalhos e conversar sobre o que eu pretendia. Lá na aula de ciências eles falavam sobre os estados físicos da água, aproveitei e falei dos tipos de tintas que usamos em artes, da aquarela, da importância da água, e fomos logo explanando nossos objetivos para as aulas, onde nós ao final iríamos avaliar se conseguimos alcançar. Falar em avaliação já dá para imaginar o tumulto.

Considero que foi muito gratificante e que realmente onde pensamos em planejar aula para uma diversidade as coisas fluem, mas se pensarmos que eu preparei uma aula maravilhosa e que a turma é toda igual terá dificuldades em aplicar meu plano. O planejamento deve ser pensado com o grupo, a partir desse grupo. O potencial existe independente das características do grupo, só precisam ser oportunizados. A observação conta muito, nesse processo.

A auto avaliação é um momento mágico onde eles analisam o colega relembram de alguma coisa do tipo:

-lembra, eu te emprestei material?

-eu te auxiliei enquanto a cola secava, depois fui fazer o meu trabalho...

-Você... Fulano, não fez o trabalho na primeira aula então só depois que viu nós fazendo é que começou e ficou legal, o teu ficou melhor...

Bem, estar em sala de aula nos engrandece nos mantém atualizado e em constante processo de lapidação

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