quarta-feira, 5 de maio de 2010

Psicologia da Educação e prática em sala de aula

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

REGESD- Rede Gaúcha de ensino Superior à Distância

Professora: Tânia Marques

Eliana Teresinha de Vargas Martins

Disciplina: A Psicologia da Educação

“A Arte da Leitura”

“A vida é a arte do encontro, embora

haja tanto desencontro pela vida.”

Vinícius de Moraes

Epistemologia: Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

Esta concepção do conhecimento e da aprendizagem que derivam, principalmente, das teorias da epistemologia genética de Jean Piaget e da pesquisa sócio-histórica de Lev Vygotsky, parte da idéia de que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar seu próprio conhecimento.

Minha proposta de trabalho fecha com a pedagogia Relacional

Segundo Becker, "uma proposta pedagógica, dimensionada pelo tamanho do futuro que vislumbramos, deve ser construída sobre o poder constitutivo e criador da ação humana - "é a ação que dá significado às coisas!”.

Mas não a ação aprisionada: aprisionada pelo treinamento, pela monotonia mortífera da repetição, pela predatória imposição autoritária, mas, sim, a ação que, num primeiro momento, realiza os desejos humanos, suas necessidades e, num segundo momento, apreende simbolicamente o que realizou no primeiro momento: não só assimilação, mas assimilação e acomodação; não só reflexionamento, mas reflexionamento e reflexão; não só ação de primeiro grau, mas ação de primeiro e segundo graus - e de enésimo grau; numa palavra, não só prática, mas prática e teoria.

“A Arte da Leitura”

“Depois que descobri em mim mesma

como é que se pensa.

Nunca mais pude acreditar no

pensamento dos outros”.

Clarice Lispector

Começamos fazendo da biblioteca da escola nossa sala de aula.

Exponho a eles a função da biblioteca e a proposta de trabalho literário que faremos: todos em grupos de seis ouvem a proposta:

Objetivo: Desenvolver no aluno o gosto pela Leitura e principalmente pela literatura, pela pesquisa e freqüentar mais a biblioteca, conseqüentemente.

· 1º Passo: Faremos da Biblioteca nossa sala de aula, a procura da literatura do gosto do aluno, com auxílio da Bibliotecária. (Durante a leitura os alunos podem fazer apontamentos que julguem importantes um resumo se quiserem).

2º Passo: *Após a escolha, ler o livro para próxima semana onde em sala realizaremos uma conclusão da obra, que será entregue ao professor.
*Propor aos alunos que reescrevam o último capítulo como se fosse o autor, dando um final diferente à história, que também será entregue.

3º Passo: *Com material reciclável ou reciclado, construir o personagem que você mais gostou e dramatizar a história na classe para seus colegas (numa próxima aula quando o professor já terá lido a resenha da obra e o ultimo capitulo escrito pelo aluno).

4º Passo: Escolher recortes de jornais, revistas, artigos e juntá-los ao trabalho, sugerir filmes que se assemelhem á obra lida e montar um tipo de dossiê.

5º Passo: Encerramento: com um coquetel em sala, cada aluno irá comentar as obras lidas e dramatizadas pelos colegas destacando pontos positivos e como valeu a pena, qual a lição para a continuação do projeto? O que pode ser melhorado? Com isto estaremos comemorando as conquistas, a vida, o bom relacionamento, daquele que faz a diferença, para si e para os outros.

6º Passo: Sugerir aos alunos que façamos um projeto (que deverá s ser apresentado a direção) e se aprovado realizaremos a hora do conto com os alunos de 1º ao 4º ano (séries iniciais) desta escola, uma vez por semana com turmas alternadas, com o intuito de incentivar a leitura e para que os alunos leitores tornarem-se mais espontâneos e menos inibidos frente aos demais.

Corpo do trabalho:

*Capa: Sugerir aos alunos que com tinta guache, confeccionem a capa,, ou seja façam uma releitura, a partir da observação atenta ao livro escolhido

* Dados de identificação; título do trabalho; local e data.

*desenvolvimento: incluem o segundo, terceiro e quarto passos do trabalho a ser entregue no dia do encerramento.

Avaliação; Será considerado satisfatório todo aquele trabalho que for entregue dentro do prazo, e da proposta, previamente combinada;

Tão importante será a resenha onde o aluno irá demonstrar o empenho no trabalho, quanto a efetivação do projeto da “Hora do Conto”.

O envolvimento e a valorização pelo trabalho do colega é um fator de relevância, tanto quanto a dramatização da história;

A liberdade do aluno será importante durante a criação do novo final da história, onde poderei observar uma série de pontos positivos ou a serem melhores trabalhados na construção desse conhecimento.

Observação: Os trabalhos serão expostos à comunidade escolar durante a Feira do Livro do Carmo, em setembro do corrente.

“Muita gente não teria amado

Se não tivesse

“Lido livros de amor...”

La Rochefocauld

Nenhum comentário:

Postar um comentário