sábado, 29 de maio de 2010
Links
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Psicologia da Educação e prática em sala de aula
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
REGESD- Rede Gaúcha de ensino Superior à Distância
Professora: Tânia Marques
Eliana Teresinha de Vargas Martins
Disciplina: A Psicologia da Educação
“A Arte da Leitura”
“A vida é a arte do encontro, embora
haja tanto desencontro pela vida.”
Vinícius de Moraes
Epistemologia: Construtivismo é uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.
Esta concepção do conhecimento e da aprendizagem que derivam, principalmente, das teorias da epistemologia genética de Jean Piaget e da pesquisa sócio-histórica de Lev Vygotsky, parte da idéia de que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar seu próprio conhecimento.
Minha proposta de trabalho fecha com a pedagogia Relacional
Segundo Becker, "uma proposta pedagógica, dimensionada pelo tamanho do futuro que vislumbramos, deve ser construída sobre o poder constitutivo e criador da ação humana - "é a ação que dá significado às coisas!”.
Mas não a ação aprisionada: aprisionada pelo treinamento, pela monotonia mortífera da repetição, pela predatória imposição autoritária, mas, sim, a ação que, num primeiro momento, realiza os desejos humanos, suas necessidades e, num segundo momento, apreende simbolicamente o que realizou no primeiro momento: não só assimilação, mas assimilação e acomodação; não só reflexionamento, mas reflexionamento e reflexão; não só ação de primeiro grau, mas ação de primeiro e segundo graus - e de enésimo grau; numa palavra, não só prática, mas prática e teoria.
“A Arte da Leitura”
“Depois que descobri em mim mesma
como é que se pensa.
Nunca mais pude acreditar no
pensamento dos outros”.
Clarice Lispector
Começamos fazendo da biblioteca da escola nossa sala de aula.
Exponho a eles a função da biblioteca e a proposta de trabalho literário que faremos: todos em grupos de seis ouvem a proposta:
Objetivo: Desenvolver no aluno o gosto pela Leitura e principalmente pela literatura, pela pesquisa e freqüentar mais a biblioteca, conseqüentemente.
· 1º Passo: Faremos da Biblioteca nossa sala de aula, a procura da literatura do gosto do aluno, com auxílio da Bibliotecária. (Durante a leitura os alunos podem fazer apontamentos que julguem importantes um resumo se quiserem).
2º Passo: *Após a escolha, ler o livro para próxima semana onde em sala realizaremos uma conclusão da obra, que será entregue ao professor.
*Propor aos alunos que reescrevam o último capítulo como se fosse o autor, dando um final diferente à história, que também será entregue.
3º Passo: *Com material reciclável ou reciclado, construir o personagem que você mais gostou e dramatizar a história na classe para seus colegas (numa próxima aula quando o professor já terá lido a resenha da obra e o ultimo capitulo escrito pelo aluno).
4º Passo: Escolher recortes de jornais, revistas, artigos e juntá-los ao trabalho, sugerir filmes que se assemelhem á obra lida e montar um tipo de dossiê.
5º Passo: Encerramento: com um coquetel em sala, cada aluno irá comentar as obras lidas e dramatizadas pelos colegas destacando pontos positivos e como valeu a pena, qual a lição para a continuação do projeto? O que pode ser melhorado? Com isto estaremos comemorando as conquistas, a vida, o bom relacionamento, daquele que faz a diferença, para si e para os outros.
6º Passo: Sugerir aos alunos que façamos um projeto (que deverá s ser apresentado a direção) e se aprovado realizaremos a hora do conto com os alunos de 1º ao 4º ano (séries iniciais) desta escola, uma vez por semana com turmas alternadas, com o intuito de incentivar a leitura e para que os alunos leitores tornarem-se mais espontâneos e menos inibidos frente aos demais.
Corpo do trabalho:
*Capa: Sugerir aos alunos que com tinta guache, confeccionem a capa,, ou seja façam uma releitura, a partir da observação atenta ao livro escolhido
* Dados de identificação; título do trabalho; local e data.
*desenvolvimento: incluem o segundo, terceiro e quarto passos do trabalho a ser entregue no dia do encerramento.
Avaliação; Será considerado satisfatório todo aquele trabalho que for entregue dentro do prazo, e da proposta, previamente combinada;
Tão importante será a resenha onde o aluno irá demonstrar o empenho no trabalho, quanto a efetivação do projeto da “Hora do Conto”.
O envolvimento e a valorização pelo trabalho do colega é um fator de relevância, tanto quanto a dramatização da história;
A liberdade do aluno será importante durante a criação do novo final da história, onde poderei observar uma série de pontos positivos ou a serem melhores trabalhados na construção desse conhecimento.
Observação: Os trabalhos serão expostos à comunidade escolar durante a Feira do Livro do Carmo, em setembro do corrente.
“Muita gente não teria amado
Se não tivesse
“Lido livros de amor...”
La Rochefocauld
sexta-feira, 30 de abril de 2010
INTERVENÇÃO URBANA


.jpg)


Intervenção Urbana: TAREFA REALIZADA COM TRÊS TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UM SUCESSO!
Projeto de Intervenção Urbana
Objetivos:
*Desenvolver no aluno a sensibilidade pela arte;
*Identificar os diversos pontos que promovem a arte em seu município e reivindicá-los se não houver;
*Identificar a diferença entre construção e desconstrução artística.
1º Passo: combinar com os alunos das três turmas do primeiro ano do Ensino Médio, que faremos o desenho do símbolo de Alvorada no computador e na intervenção o faremos com material reciclado (cinza, da churrasqueira foi a idéia sugerida por um aluno e aceita pela maioria, que significaria a arte em cinzas por Alvorada carecer de centros que a promovam);
2º Passo: Sugerido por uma aluna, que fizéssemos os raios solares com uma obra de arte contemporânea, em forma de quebra cabeça que simbolizaria a desconstrução (Abaporu de Tarsila do Amaral, feito pela aluna) as turmas concordaram;
3º Passo: Os alunos começam a caminhada com os pirulitos pela avenida pátria e em determinado local, altura do nº 300 começa, no canteiro central, a intervenção com construção do cemitério da arte;
5º Passo: Professores e alunos registram, durante o dia, a observação da população e dão explicação, se necessário.